O tema educação financeira ainda é incipiente no Brasil, principalmente entre os jovens. Este é um fato preocupante, pois os jovens que não estão preparados para lidar com dinheiro e gastos muitas vezes enfrentam sérios problemas no futuro. Nesse caso específico, saiba que se você é jovem e tem planejamento e controle financeiro, já está um passo à frente.
No artigo de hoje, mostraremos as melhores dicas financeiras para aplicar na sua vida ainda jovem e ter tranquilidade no futuro, além de facilitar o manuseio do dinheiro hoje. vamos?
Quais são as melhores dicas de educação financeira para os jovens?
Aqui estão algumas ótimas dicas financeiras para jovens que mudarão a maneira como você lida com o dinheiro e fica rico.
1. Gaste menos do que ganha e pague as dívidas
Embora isso possa parecer óbvio, muitas pessoas, principalmente os jovens, têm dificuldade em exercer o controle orçamentário para manter os gastos dentro das restrições que recebem de sua fonte de renda.
Isso cria complexidades que os afastam da independência financeira, como endividamento e dificuldade de possuir recursos de investimento.
Uma boa dica para quem quer ter dinheiro para investir regularmente é primeiro definir um valor de poupança mensal e depois colocar o restante da conta no superávit.
Além disso, é importante se livrar de dívidas descontroladas, como carros, hipotecas e viagens, além de ter o máximo de cautela e planejamento antes de assumir novas dívidas.
O primeiro passo para ter um bom planejamento financeiro e seguir essa dica sem esforço é reconhecer o problema, que é você não ter controle total sobre seus gastos e não saber como alcançar a independência financeira.
Entenda os riscos envolvidos em sua vida (por exemplo, trabalho, saúde, emprego), reorganize seu orçamento e liste seus objetivos financeiros independentes. Por fim, entenda que você não precisa sacrificar a renda de hoje para aproveitá-la no futuro.
Falando em planejamento financeiro, assista a este vídeo especial do Diretor da Toro Consulting Felipe Borges sobre como criar seu próprio plano para alcançar a tão sonhada independência financeira.
2. Comece a investir o quanto antes
O segundo e mais básico conselho para os jovens em qualquer situação econômica é economizar cedo e começar a investir. Plantar sementes enquanto jovens é o primeiro passo para criar riqueza no futuro.
Quanto mais cedo você começar a investir, mais tempo o efeito de composição funcionará a seu favor. Além disso, o planejamento financeiro e o controle de despesas devem estar em vigor para que você possa economizar um pouco a cada mês no longo prazo.
Então, coloque seus gastos na ponta da caneta, pesquise onde você pode economizar e comece a investir financeiramente. Isso fará uma enorme diferença no futuro, pois a grande riqueza começa com pequenos passos.
Antes de passar para a próxima dica, assista a este vídeo especial de André Barbosa, Sócio Diretor da Toro Investimentos, sobre como começar a investir e potencializar suas finanças pessoais de uma vez por todas:
3. Use tecnologia que beneficie suas finanças pessoais
Para desenvolver um planejamento financeiro e ter um melhor controle sobre seus gastos, você pode utilizar aplicativos, planilhas e outras ferramentas tecnológicas específicas para esse fim.
Com essas ferramentas, você terá uma visão completa de onde está gastando mais, o que está acontecendo de errado, como economizar e planejar o futuro.
4. Defina metas de tamanho
Além disso, é importante determinar seus objetivos financeiros com uma boa compreensão de suas despesas. Com base em seus sonhos e objetivos pessoais, defina metas alcançáveis para alcançar seus objetivos.
Você pode fazer isso definindo uma meta principal (como comprar um apartamento) e metas menores que abrirão caminho para essa meta, como: desenvolver um plano de poupança mensal, investir regularmente, pesquisar as taxas do mercado imobiliário, etc.
Metas, embora básicas, são cruciais para conseguir o que você quer sem se envolver em turbulências financeiras, pois também ajudam a controlar o impulso e/ou compras desnecessárias.
5. Não compre por impulso, não subestime os pequenos gastos
Os dois “ladrões invisíveis” da nossa renda são as compras por impulso e as pequenas compras. Isoladamente, podem parecer menores e inofensivos, mas em totais mensais, podem causar algum prejuízo às finanças pessoais. Afinal, quem nunca tem medo de ver quanto está gastando com trânsito pelo app na fatura do cartão de crédito, não é mesmo?
Então a dica aqui é ter mais controle sobre esses pequenos gastos – os aplicativos que sugerimos no tópico anterior são ótimos – e evitar compras por impulso.
Para reduzir as compras por impulso e comprar com atenção, siga estas atitudes:
- Faça uma lista de compras.
- Cuidado com promoções, vendas e descontos.
- Tenha muito cuidado com as parcelas, a duração e o tamanho das parcelas.
- Pergunte a si mesmo por que está comprando tudo (investiga a real necessidade).
- Não compre quando estiver psicologicamente abalado por algum motivo.
- Não compre com pessoas que são mais consumistas do que você.
- Antes de comprar, pergunte-se se você pode esperar até mais tarde para comprar.
6. Invista em seu desenvolvimento e treinamento
Outra dica fundamental para que os jovens alcancem o sucesso financeiro é continuar investindo em sua educação e treinamento. Para se ter uma ideia, as pessoas com nível superior são mais empregáveis e ganham pelo menos duas vezes mais do que as que concluem o ensino médio, segundo dados do IBGE.
Por mais importante que essa dica possa parecer, uma boa educação e uma mão de obra qualificada ainda são diferenciais de mercado. Segundo o Instituto Semesp, apenas 18,1% dos jovens de 18 a 24 anos estão cursando o ensino superior.
Em outras palavras, não pense na educação como um gasto, mas como um investimento. Continue sempre treinando e aprimorando suas habilidades profissionais, pois isso impactará positivamente na sua vida financeira.
7. Ajuste seu padrão de vida
Uma das questões mais fundamentais que impulsionam os hábitos de consumo dos jovens de hoje é o reconhecimento da imagem. Construir sua própria identidade e estilo é uma armadilha que a publicidade moderna explora.
Ainda é comum que esses problemas estejam associados a imagens de outras pessoas ou grupos. Afinal, que jovem não quer se fantasiar, gastar dinheiro e ir para aqueles lugares famosos ou influentes, não é mesmo?
No entanto, por favor, perceba que isso tem um impacto direto na sua vida financeira. A linha inferior aqui é entender que você não pode “viver a vida de outra pessoa”.
Uma vez feito, sua renda e planejamento financeiro devem apoiar esse padrão de vida. Um dos fatores mais críticos na dívida descontrolada são as pessoas que procuram viver acima de seu padrão de vida atual.
8. Construir reservas de contingência
Um dos principais cursos de educação financeira, tanto para os jovens quanto para os mais experientes, forma uma boa reserva de emergência.
Os Fundos de Reserva de Emergência são fundos bem líquidos que você mantém no aplicativo, ou seja, quando precisar deles em caso de circunstâncias e despesas inesperadas (por exemplo: desemprego, despesas médicas não cobertas, consertos imprevistos de carros etc.), os fundos podem ser facilmente retirado.
Especialistas estimam que o tamanho dessa reserva varie entre 6 e 18 meses de suas despesas pessoais mensais. Isso vai te dar mais tranquilidade para fazer outros investimentos e planejar a liberdade financeira, ou seja, não amarrada ao dinheiro.
9. Veja se você pode comprar usado ou obter de graça
Muito do apelo do marketing moderno é encorajar as pessoas a comprar coisas novas o tempo todo. No entanto, pechinchas reais podem ser obtidas usando produtos de segunda mão ou usados.
Pensando bem, podemos comprar muitos produtos usados ou de boa qualidade e faz pouca diferença comprar novos, por exemplo: livros, móveis, alguns eletrônicos, etc.
Por fim, antes de comprar algo novo, pergunte-se também se você pode obtê-lo gratuitamente ou com desconto, seja com amigos, parentes ou até mesmo no mercado, por exemplo: cursos básicos online, utensílios domésticos, programas de indicação, programas de fidelidade à marca Aguarde .