Conhecer os 3 maiores erros que os investidores iniciantes cometem é essencial para quem quer aprender a começar a investir de forma mais confiante.
Afinal, é possível construir um portfólio focado em construir riqueza não cometendo esses três maiores erros que os investidores iniciantes cometem.
Quais são os três principais erros que os investidores iniciantes cometem?
Quem quer começar a investir, mesmo com pouco dinheiro, precisa saber quais erros os investidores cometem para aprender com eles e não cometer os mesmos erros.
Nesse sentido, os três maiores erros que os investidores iniciantes cometem são:
1 – Portfólio não diversificado
Um dos principais erros que os investidores iniciantes acabam cometendo na hora de investir é não diversificar seu portfólio.
Vale a pena notar que a diversificação é a melhor maneira de distribuir o risco e maximizar o retorno do investimento.
Muitas vezes, os investidores acabam comprando uma ação por indicação de um amigo, até porque a ação está subindo e todo mundo está falando sobre isso.
Por isso, antes de começar a investir, lembre-se sempre de não colocar todos os seus coelhinhos no mesmo buraco, garanta sempre a diversificação e a aplicação informada.
2 – Coloque todo o patrimônio em renda variável
Outro erro muito comum que muitas pessoas cometem ao começar a investir é colocar todo o seu capital em renda variável.
O uso de opções de renda fixa, como CBD, é essencial para ajudar a espalhar o risco. Além do CDB, existem diversas outras opções de renda fixa, como MOF Direto, cartas de crédito imobiliário, etc.
Mesmo com o objetivo de diversificação, a verdade é que uma crise global pode derrubar todo o mercado de ações.
O percentual aplicado em renda fixa e variável depende muito do perfil de cada investidor. Pessoas mais conservadoras tendem a colocar porcentagens mais altas em renda fixa, enquanto investidores mais audaciosos buscam mais exposições a ações.
No entanto, a diversificação entre renda fixa e variável é uma excelente estratégia para evitar grandes perdas decorrentes de eventos macroeconômicos.
3 – Não seguir uma estratégia de investimento abrangente
O último grande erro que os investidores iniciantes cometem é não seguir uma estratégia de investimento abrangente. Existem várias escolas de investimento caracterizadas por análises fundamentais que são as mais coerentes e sustentáveis a longo prazo.
Dito isto, seguir certas estratégias, como day trading, pode ser caro.
As operações de negociação intradiária são muito arriscadas e podem resultar em grandes perdas. Isso ocorre porque, no curto prazo, os mercados se comportam de forma estocástica e muitas vezes irracional.
Em geral, a análise gráfica é amplamente utilizada por traders cujo objetivo principal é a especulação de curto prazo.
Ou seja, não avalia aspectos como solidez financeira, acessibilidade, potencial de crescimento etc.
No entanto, para quem procura fazer investimentos mais consistentes e ganhos de longo prazo, é fundamental entender como funciona a análise fundamental.
Pequenos erros podem fazer uma grande diferença no final. Portanto, evite compromissos antes de começar a investir.
É possível entender quais são os três maiores erros que os investidores iniciantes cometem? Certifique-se de compartilhar este artigo com todos os seus amigos investidores.