Embora você sempre precise de algum dinheiro, usar um cartão de crédito para atender às suas necessidades de gastos pode simplificar muito as viagens ao exterior. Você realmente não precisa lidar com problemas de conversão de moeda e, com o cartão de crédito certo, não pagará taxas desnecessárias de transação estrangeira.
Além disso, haverá menos ameaças de batedores de carteira, não apenas porque os cartões de crédito são mais fáceis de esconder e manter em segurança, mas também porque você não perderá dinheiro mesmo que seu cartão seja roubado. Basta comunicar a perda do seu cartão e você estará protegido contra compras não autorizadas.
Ainda assim, o simples ato de usar um cartão de crédito não torna as compras no exterior mais baratas. Você pode atingir esse objetivo seguindo estas quatro dicas antes de sair e durante a viagem.
Conclusão principal
Os cartões de crédito simplificam os gastos em viagens porque o dinheiro pode ser estranho, as taxas de conversão são problemáticas e o dinheiro pode ser facilmente perdido ou roubado.
Se um cartão de crédito for roubado, ele pode ser suspenso e substituído imediatamente.
Certifique-se de que compreende as taxas e limitações internacionais do seu cartão.
Use um cartão que não tenha taxas de transação no exterior.
Informe o emissor do seu cartão com antecedência sobre seus planos de viagem para que eles não pensem que seu cartão foi roubado e usado sem o seu consentimento.
1. Use um cartão de crédito sem taxas de transação no exterior
Muitos (mas não todos) emissores de cartões de crédito cobram taxas para compras feitas no exterior por meio de comerciantes estrangeiros. Essas taxas geralmente variam de 1% a 3% de cada compra e podem resultar em um pagamento significativamente maior do que o preço de tabela de qualquer item que você compre no exterior. Isso pode realmente aumentar durante uma viagem.
Antes de sair, verifique seus contratos de cartão de crédito e débito para ver se eles cobrem essas taxas. Se o fizerem, solicite um cartão de crédito no exterior sem taxas de transação e um cartão de débito sem taxas extras para saques em caixas eletrônicos em outros países. Certifique-se de se inscrever com antecedência para obter aprovação, configuração de conta e receber seu novo cartão pelo correio.
As taxas de transação estrangeira também podem ser aplicadas a compras online feitas em seu país onde o fornecedor é estrangeiro e a transação é processada em sua moeda local. Tenha isso em mente ao reservar hotéis e passeios de um dia antes da partida. 1
2. Ligue para o emissor do seu cartão de crédito antes de sair
Depois de ter os cartões necessários, informe o emissor do cartão sobre seus planos de viagem e peça um número de telefone para onde você possa ligar a cobrar para obter ajuda no exterior. Isso não apenas garante que seu cartão não seja suspenso por atividades suspeitas, mas também permite que você entre em contato com o emissor do cartão gratuitamente se algo acontecer.
Alguns emissores de cartões não exigem mais que os titulares de cartões os lembrem das próximas viagens. A American Express, por exemplo, usa tecnologia fraudulenta para ajudar a identificar quando os titulares do cartão estão viajando. A American Express recomenda que você mantenha suas informações de contato atualizadas caso precisemos entrar em contato com você enquanto você estiver ausente. Certifique-se de verificar com sua empresa de cartão de crédito antes de sair se você precisar notificá-los. 3
3. Evite conversões de moeda dinâmicas
Certifique-se de evitar a conversão dinâmica de moeda, um recurso de cartão de crédito que permite fazer compras com cartão de crédito no exterior em sua moeda local. Alguns de nós tendem a ter problemas para vincular moedas estrangeiras ao dólar americano, pelo menos quando fazemos compras. Os comerciantes estrangeiros aproveitam esse fato no caixa, oferecem preços finais cotados em dólares americanos e fazem essa conversão a uma taxa de câmbio pouco competitiva sem o conhecimento do turista.
Evitar esses custos desnecessários é muito simples. Tudo o que você precisa fazer é se recusar a assinar quaisquer cheques ou recibos que não estejam expressos em sua moeda local.
E você se preocupa em decifrar o custo das refeições e mercadorias em movimento, basta atualizar a taxa de conversão ou baixar o aplicativo móvel para o seu telefone para calculá-lo antes de sair.
4. Lembre-se do seu PIN
Com o desenvolvimento da tecnologia de chip e PIN, alguns terminais de cartão de crédito – especialmente na Europa – exigem que os titulares de cartão insiram um número de identificação pessoal (PIN). Certifique-se de ter um configurado e lembrado antes de sair da cidade. 4
Os comerciantes em alguns países ainda estão usando sistemas de tarja magnética menos sofisticados. Portanto, os comerciantes desses mercados podem não aceitar seu cartão de crédito se você não tiver a identificação adequada. Contanto que você tenha seu passaporte com você, você deve estar bem. Os comerciantes só querem poder verificar se a pessoa que usa o cartão de crédito é realmente a autorizada a fazê-lo.
Linha de fundo
Embora viajar para o exterior possa ser confuso e caro, existem maneiras de minimizar o custo e o incômodo de gastar no exterior. Contanto que você tenha um cartão de crédito sem taxas de transação no exterior, notifique sua operadora de cartão de crédito sobre seus planos de viagem e pague apenas por compras em moeda local, você pode evitar surpresas no extrato de crédito pós-viagem.
No final das contas, viajar para o exterior não deve ser caracterizado pela preocupação com taxas de câmbio e lidar com moeda estrangeira. Então pegue o cartão certo antes de sair e coloque sua atenção no lugar certo: divirta-se ou comece a trabalhar.
Patrocinador
Comece com $ 30 de bônus de negociação
Negocie Forex e CFDs em índices de ações, commodities, ações, metais e energias com corretores licenciados e regulamentados. Para todos os clientes que abrem sua primeira conta real, a XM oferece um bônus de negociação de $ 30 para testar os produtos e serviços da XM, sem necessidade de depósito inicial. Saiba mais sobre como negociar mais de 1.000 instrumentos nas plataformas XM MT4 e MT5 do seu PC e Mac ou vários dispositivos móveis.