A empresa vendeu no final do mês sem obter lucro. Esse é um dilema que muitos empreendedores enfrentam todos os dias.
Com isso em mente, os empreendedores acabam passando mais tempo com a empresa do que com a família. Mas o seu tempo é gasto certo? Sua gestão financeira está ajudando seu negócio a gerar lucros?
Diante dessas dificuldades, listamos 5 motivos que todo empreendedor deve evitar em benefício de sua empresa. Verificar:
1. Falta de planejamento
Um erro muito comum em algumas empresas é a falta de planejamento. Isso é essencial se você é um pequeno, médio ou grande negócio. A partir disso, o empresário determina quanto de capital a empresa poderá fornecer em um determinado período de tempo para fazer o uso necessário dos recursos. Sem planejamento financeiro, as empresas tendem a vagar sem rumo, deixando espaço para fugas financeiras e até falência.
2. Não separe contas pessoais de contas corporativas
Proteger instituições financeiras pode parecer uma tarefa complexa para microempreendedores, que precisam conciliar despesas pessoais e corporativas. Isso pode resultar em perda ou falha.
Uma gestão equilibrada é necessária para separar as finanças pessoais das finanças empresariais. Isso possibilita entender os lucros reais da empresa e obter previsões para o futuro.
3. Incapaz de controlar as despesas
A falta de controle financeiro pode levar à falência da empresa. O motivo é simples: sem saber quanto foi gasto e quanto foi recebido, não há como verificar se o saldo é suficiente para pagar as contas do seu negócio.
A razão para uma gestão financeira eficaz é o fluxo de caixa diário. Uma dica muito legal é a nossa ferramenta de sistema de gestão de fluxo de caixa: Flua: fácil de usar, baixo custo e 100% seguro.
4. Não saber calcular o preço do seu produto ou serviço
A condução de negócios sem o uso de tecnologia adequada e análises mais profundas pode prejudicar a saúde financeira de uma empresa. Cobrar o preço errado pode significar perdas ou danos significativos para o seu negócio.
Para precificar seu produto ou serviço, como empreendedor, você precisa pensar muito e entender tudo em detalhes. O primeiro passo para calcular o preço de venda é calcular o custo de produção do produto ou serviço. Não saber calcular o valor do seu produto/serviço é definitivamente um prejuízo. Sua empresa está prestes a falir.
5. Conta de Juros
A falta de organização é a força motriz por trás da falta de controle sobre os lucros das empresas. O atraso no pagamento de contas significa provisões legais, como juros e multas. O pagamento dessas taxas adicionais pode ter um impacto maior em seus negócios se você não tiver fundos para liquidar o principal. Evite pagar juros!
A melhor forma de ter controle financeiro e não pagar juros é manter todas as suas contas em um só sistema. Utilize o sistema de gestão financeira Flua. Software simples, intuitivo e fácil de usar que ajuda você nas tarefas financeiras do dia a dia, oferece uma visão ampla e clara do seu negócio, contribui para uma empresa financeiramente saudável e proporciona aos empreendedores mais tempo com a família.