Sempre “perseguir a máquina”, pagar juros exorbitantes e sobrecarregar o seu negócio não pode fazer parte do seu dia de trabalho. O certo a fazer é ter tempo para desfrutar de uma vida tranquila e saudável com sua jornada de empresa.
Se você ainda não sabe o que pode estar fazendo com que sua empresa pague juros, confira nosso artigo.
No entanto, se você já sabe, mas ainda não sabe como corrigi-lo, confira algumas das dicas abaixo.
1. Organize sua vida diária
Planejamento, organização, prioridades e agendas são as chaves para ser produtivo sem surpresas assustadoras.
Anote tudo o que precisa ser feito e mantenha os prazos de pagamento de cada fatura em sua agenda para não correr o risco de pagar juros.
2. Não atrase contas
Se você é naturalmente esquecido como muitas pessoas, e tem o mau hábito de esquecer de pagar suas contas ou não saber quando vencem, saiba que existe uma solução.
Acesse o banco online da instituição contratante e autorize o débito automático da conta.
Para quem não tem essa opção, a melhor solução é tomar providências ao recebê-los, providenciando o pagamento na data de vencimento via internet banking. Cuidado para não fazer pagamentos em duplicidade! O Sistema de Gestão Financeira Flua ajuda a reforçar esse controle, sinalizando que os pagamentos das contas estão agendados.
3. Fique atento ao saldo na data de pagamento
É importante acompanhar o saldo de uma empresa através do fluxo de caixa. Isso permite que você preveja a disponibilidade de financiamento do dia de pagamento.
A inserção de despesas e receitas em softwares como o Flua ajudará a gerenciar seu saldo, incluindo previsões para datas atuais e esperadas.
Simples e prático, te ajuda a zerar juros!
4. Agendar pagamentos de contas
É fácil acompanhar as despesas fixas, pois elas se repetem todos os meses (salário, internet, aluguel, etc.).
Para essas despesas previsíveis, devemos fornecer as receitas necessárias para cobri-las, seguindo um dos princípios contábeis, a prudência. Por exemplo, as contas de luz dos últimos 12 meses variaram entre R$ 400,00 e R$ 600, então planeje sempre usar o valor mais alto para não se surpreender.
Não planejar sua previsão de despesas ou usar um valor menor que o real como plano pode ser o motivo pelo qual você paga juros.
5. Não misture dinheiro da empresa com pessoas
Talvez um dos fatores mais importantes para manter a saúde financeira de uma empresa seja nunca misturar seus bolsos com os bolsos do proprietário. Não use o dinheiro da empresa para pagar contas pessoais.
Se as contas pessoais estiverem desordenadas, considere a boa saúde financeira da empresa como uma das principais atitudes para repassar sua saúde para sua vida pessoal. Se a empresa não consegue mais pagar seus sócios e funcionários, o problema é muito maior.
6. Saiba quanto custa seu trabalho
Calcule o custo de concluir o trabalho que você entrega aos consumidores, seja um produto ou serviço.
Saiba quais são suas taxas fixas (que você sempre pagará) e quais são suas variáveis (quais taxas você pagará se vender).
Defina uma margem de lucro justa com base nos custos que você tem a oferecer ao mercado, incluindo o custo financeiro das parcelas. Não ter lucro fará com que sua empresa fique com dívidas e juros, juros, juros…
7. Ter capital de giro
Sua empresa precisará pagar parcelado, precisa comprar matéria-prima, meses em que o mercado normalmente não compra de você e uma série de outros motivos para ter dinheiro em caixa.
Se você está com pressa para encher sua conta bancária e obter lucros mensais com a empresa, coloque-a em zero, saiba que em breve você estará em dívida com a empresa.
Manter capital de giro suficiente para manter a empresa saudável.
Tente seguir nossas dicas e você terá uma maior qualidade de vida e felicidade!