Todo gerente deve saber definir boas metas. Afinal, eles ajudam a alinhar as equipes de trabalho e inspiram resultados extraordinários. No entanto, existem alguns erros recorrentes, como não estabelecer prazos ou padrões de qualidade.
Construir uma meta é um processo que começa com a análise do resultado atual (status quo). Existem também formas de facilitar sua criação, como OKRs e SMARTs.
Neste artigo, fornecemos 5 dicas sobre como definir metas para pequenas e médias empresas (PMEs). acompanhamento!
1. Entenda os resultados atuais
Se você não conhece os resultados atuais, é difícil determinar o que você quer no futuro. Se você não analisar o status quo, é mais provável que você estabeleça metas que estão fora da realidade.
Portanto, comece investigando as métricas de desempenho atuais. Por exemplo, em uma área de vendas, meça tíquetes médios, vendas totais e itens por conversão. Dessa forma, você terá uma base sólida para criar seus objetivos.
2. Com base nos padrões SMART
Dizer que a equipe precisa dobrar as vendas no próximo mês é uma informação vaga. As metas precisam ser claras para que todos possam entender e colaborar na busca de resultados.
Nesse caso, a recomendação é baseada em critérios SMART. Isso significa que cada destino deve ter 5 recursos ou ficará incompleto. eles estão:
- específica;
- mensurável;
- alcançável;
- relevante;
- temporal.
3. Use o método OKR para expandir
Algumas metas são tão grandes que são quase impossíveis de alcançar em um mês ou menos. Nesses casos, você precisa dividi-los – ou seja, dividi-los em objetivos menores e mais fáceis. Isso pode ser feito através do método OKR.
Você precisa definir uma meta (grande meta) e dividi-la em resultados-chave mais alcançáveis. Para fazer isso, faça a si mesmo as seguintes perguntas: Minha meta pode ser dividida em etapas menores? Se sim, por favor, faça isso.
4. Envolva a equipe de trabalho
Muitas cabeças pensam melhor que uma, certo? Isso significa que engajar a equipe é uma forma de obter diferentes perspectivas e criar metas realistas mais adequadas ao trabalho. Portanto, reúna-se com quem será afetado pela meta e defina qual será o resultado futuro. Os objetivos nunca devem vir de decisões arbitrárias.
5. Conte com a ajuda da tecnologia
Os gerentes não devem estar longe da tecnologia quando se trata de determinar os resultados desejados no futuro. Sem sistemas modernos, é difícil trabalhar, medir resultados e controlar processos críticos.
Por exemplo, o software de gerenciamento financeiro fornece uma variedade de relatórios e garante que os administradores tenham uma visão completa. Como resultado, fica mais fácil criar metas alcançáveis e relevantes para os negócios.
Em última análise, criar metas é um processo. Comece analisando os resultados atuais, quão próximos eles estão do ideal e o que pode ser feito. Em seguida, crie metas SMART, divida-as em resultados menores e envolva a equipe de trabalho.