Relatórios e planilhas têm seu lugar no mundo dos negócios, mas quando o assunto é otimização de tempo e visualização de informações, os gráficos financeiros vêm em primeiro lugar!
Transformar informações em gráficos financeiros não é apenas uma tendência empresarial, mas uma forma prática de tornar as informações acessíveis a todos. Afinal, é preciso concordar que imagens são mais envolventes e compreensíveis do que textos e planilhas, certo?
No entanto, para criar um gráfico correto, você deve ter em mente o objetivo da informação que está tentando transmitir, pois isso definirá o modelo a ser usado. Além disso, sua representação requer coleta de dados frequente, consistente e realista.
Conheça isso e conheça 5 vantagens que vão te convencer a usar gráficos financeiros na sua estratégia de negócios!
1. Análise conjunta de diferentes dados
Embora os relatórios possam dividir linearmente dados como receita mensal, desempenho de vendas e despesas de uma empresa, os gráficos podem reunir todos os dados em uma única imagem!
Essa análise de dados de tempo é simplificada e pode ser facilmente representada por um modelo inline (também conhecido como modelo XY ou de barra), que é um dos modelos mais usados na indústria.
Por exemplo, o primeiro gráfico fornece uma comparação clara dos resultados da meta estabelecida com os resultados reais obtidos mês a mês. O segundo modelo é uma boa representação do desempenho de faturamento mensal ou comparações de faturamento ao longo dos anos.
2. Acompanhar a evolução de determinados projetos
Quando as empresas trabalham com vários produtos e serviços, é preciso avaliar o desempenho de cada um no mercado para entender em qual apostar mais ou menos.
Os gráficos financeiros podem ser usados para comparar seu comportamento no mercado, seja mensalmente ou de acordo com a demanda do mercado ao longo do ano.
3. Demonstrar os pontos fortes e fracos da estratégia
Se sua empresa está prestes a adotar uma nova estratégia de vendas, é necessário estudar os resultados obtidos antes e depois da ação para acompanhar com precisão os retornos alcançados.
Os gráficos financeiros podem mostrar onde as novas estratégias não podem ser corrigidas no futuro e onde elas são bem-sucedidas e devem ser fortalecidas.
4. Apresentação de dados como motivação para a equipe
Uma marca bem posicionada no mercado é determinada, em grande parte, pelo desempenho da equipe da empresa. Quanto mais consciente uma empresa estiver sobre os resultados alcançados por meio do trabalho de todos, maior a probabilidade de os funcionários doarem para a causa.
O modelo de departamento, ou simplesmente pizza, pode ser usado para mostrar à equipe o percentual de vendas de cada vendedor – correspondente à sua importância para a empresa.
Além disso, é uma ótima maneira de dar bônus aos seus funcionários!
5. Apoio à decisão.
Ter um conhecimento dinâmico das entradas e saídas de capital diariamente ou mensalmente lhe dá um controle real sobre o fluxo de caixa da sua empresa. Dessa forma, você pode ver exatamente onde investir principalmente e onde cortar.
Para fazer esses gráficos, você pode usar o Excel, um programa que reúne informações e as converte em uma estrutura de gráficos. No entanto, sua complexidade operacional pode levar tempo para outras tarefas.
Portanto, o ideal é escolher um software de gerenciamento financeiro que possa coletar dados continuamente e transformá-los em gráficos financeiros. Como as informações nele contidas são publicadas diariamente, as informações serão sempre precisas e confiáveis no negócio.
O Flua é um sistema de gestão financeira que oferece soluções para pequenos e microempreendedores que não são bem versados na área financeira, mas precisam administrar bem seu tempo e fazer investimentos inteligentes e confiáveis em seus negócios. Descubra a gripe agora!