Jennifer VitoriaJennifer Vitoria
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • TECNOLOGIAS
  • FINANÇAS
  • Sobre o site
    • CONTATO
    • TERMOS DE USO
    • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Instagram YouTube
Jennifer VitoriaJennifer Vitoria
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • TECNOLOGIAS
  • FINANÇAS
  • Sobre o site
    • CONTATO
    • TERMOS DE USO
    • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Jennifer VitoriaJennifer Vitoria
Home»FINANÇAS»Mercado financeiro: conheça os principais conceitos
FINANÇAS

Mercado financeiro: conheça os principais conceitos

15 de julho de 2022
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Você já quis começar a investir, mas desistiu quando se deparou com FGC, rentabilidade, IPCA, liquidez e alguns outros termos do mercado financeiro que você não sabia o que significavam? Então, este artigo vai te dar a ajuda que você precisa para entender o mundo das finanças de uma vez por todas.

Entrar nos mercados financeiros pode ser mais fácil do que você pensa. No entanto, a linguagem e os conceitos utilizados nem sempre dão essa impressão.

De acordo com uma pesquisa exclusiva realizada pela Conquer em parceria com a Datacenso, 85% dos brasileiros não sabem como investir. A verdade é que muitas pessoas nem procuram entender o assunto por acharem muito complicado.

Vocabulário financeiro rico. É como se houvesse outra linguagem, a “economia”, uma linguagem que os economistas e investidores falam, mas torna tudo mais complicado do que deveria.

Se você deseja garantir um futuro estável e está interessado em investir, primeiro você precisa entender o que esses termos significam. Este é o primeiro passo para começar a decodificar suas finanças.

Por isso, reunimos os principais conceitos de mercado financeiro neste artigo. Confira a lista!

Ativos e passivos

Ativos e passivos são ativos, créditos e valores que geram receita ou despesa para uma pessoa física ou jurídica. Um ativo é um ativo que pode receber valor, enquanto um passivo é um ativo que representa uma despesa.

Por exemplo, a propriedade em que você mora é um passivo porque você precisa pagar aluguel, eletricidade e outras despesas de moradia. No entanto, se você alugar a propriedade para alguém, ela se torna um ativo porque você pode ganhar dinheiro com isso.

Lucratividade

Este é um dos termos mais usados ​​nos mercados financeiros. A lucratividade é o retorno que você obtém do seu investimento, geralmente expresso em porcentagem.

A rentabilidade pode ser definida pelo índice de inflação, taxas de juros fixas e flutuantes, ou apenas com base na avaliação.

Taxa fixa: Determinada quando você faz um investimento, você já conhece a taxa de retorno ao final de um determinado período.
Post Flat Rate: Você só sabe o retorno que receberá da sua aplicação no final do período.
fluidez
Liquidez é a facilidade com que você pode resgatar seu investimento sem perder valor. Quanto maior a liquidez, mais rápido você pode obter fundos do aplicativo. Existem dois tipos de liquidez:

Liquidez diária: Você pode resgatar seus ativos a qualquer momento e o rendimento correspondente (proporcional ao período de investimento).
Liquidez no vencimento: Você recebe apenas o valor aplicado mais o rendimento na data de vencimento determinada no momento da compra. O resgate antecipado pode resultar em uma depreciação do ativo, ou seja, pode não haver retorno, e o valor do resgate pode até ser inferior ao valor do investimento inicial.

Reserva de emergência

Como o nome sugere, uma reserva de contingência é a quantia de dinheiro que você deve economizar para imprevistos que possam ocorrer. É recomendável que você reserve um valor correspondente às suas despesas por 2 a 6 meses para não ser pego de surpresa quando perder sua fonte de renda atual.

Renda estável

Este é um tipo de investimento. Ao investir em renda fixa, você já conhece a rentabilidade de todo o processo. Esse tipo de investimento é recomendado para investidores iniciantes e conservadores, pois combina segurança com bons retornos.

Além disso, é uma opção para criar reservas de emergência porque rende mais do que poupança, e algumas opções são altamente líquidas, ou seja, podem ser rapidamente resgatadas por valor.

Para conhecer as diferentes opções de investimento em renda fixa, confira este artigo da Conquest.

Renda variável

Outro tipo de investimento, a renda variável, faz jus ao nome: é difícil prever com certeza sua rentabilidade futura. Os ativos de renda variável podem gerar retornos maiores do que outros tipos de investimentos, mas também são mais arriscados de operar.

Corretor da bolsa

As corretoras são instituições que fazem a ponte entre os investidores e os mercados financeiros. As pessoas físicas não têm acesso direto aos títulos de investimento, portanto, as corretoras regulamentadas pelo Banco Central do Brasil e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) atuam como intermediárias e garantem a segurança do investimento.

Indexador

Um índice financeiro é uma taxa de reequilíbrio usada para monitorar a atividade econômica, corrigir preços e evitar mudanças nos preços dos ativos durante um período específico.

Sellik

A palavra Selic é uma sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia. A Selic é a taxa básica definida a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil (Copom).

Essa taxa representa a taxa adequada para controlar a inflação e serve de referência para outros custos associados à captação de recursos no país.

CDI

A sigla CDI significa Certificado de Depósito Interbancário e é um dos principais índices de ativos do mercado financeiro. Isso significa que o CDI é utilizado como referência para as revisões de rentabilidade dos ativos.

Simplificando, os bancos emprestam uns aos outros, e a taxa pela qual esses empréstimos de prazo ultracurto (até 24 horas) são ajustados é chamado de CDI.

IPCA

O Banco Central do Brasil utiliza o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para medir a inflação no país. Esse valor é calculado mensalmente pelo IBGE para identificar variações de preços no comércio.

Fundo Garantidor de Crédito (FGC)
O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) é uma instituição privada que protege os investidores. Com o objetivo de contribuir para a estabilidade dos mercados financeiros, o FGC atua como garantia de investimento em caso de falência, liquidação ou eventual intervenção do emissor do ativo. Nesses casos, o FGC assegura aos investidores até R$ 250 mil.

Com esta lista de termos-chave usados ​​nos mercados financeiros, você pode entender melhor como funciona a dinâmica de investimento. Quem sabia que isso não era o que você precisava para investir a seguir?

Fontes: escolaconquer.com.br

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
ADM
  • Website

Related Posts

Como ganhar dinheiro sem trabalhar: 15 maneiras de fazer isso

5 de outubro de 2022

Como fazer um orçamento familiar?

1 de outubro de 2022

Como ganhar dinheiro em casa? 3 formas de gerar renda

27 de setembro de 2022

10 dicas financeiras para gerenciar suas finanças de forma inteligente

23 de setembro de 2022
Posts recentes
  • As maneiras de ganhar dinheiro na adolescência e na juventude
  • Os 11 melhores sites para ganhar dinheiro com pesquisas pagas confiáveis ​​e sérias
  • As 25 maneiras de ganhar dinheiro na adolescência e na juventude
  • Como ganhar dinheiro sem trabalhar: 15 maneiras de fazer isso
  • Como fazer um orçamento familiar?
PUBLICIDADE
© 2023 Jennifer Vitoria - Todos os direitos reservados.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.